terça-feira, 4 de março de 2014

Mulheres Coragem

Titulo – Mulheres Coragem
Autor – Miguel Brito de Oliveira
Editora – Lugar da Palavra
Data de edição – Abril de 2011

“Mulheres Coragem” é o primeiro livro publicado da autoria de Miguel Brito de Oliveira, um jovem escritor natural de Moura que aos 22 anos presenteou os leitores com esta obra, um romance histórico com grande carga emotiva no qual o autor nos faz viajar até ao Portugal das décadas de 60 e 70, o Portugal ultramarino, com a sua guerra, os seus tumultos, os seus podres e corrupções, e aos que nele, à falta de opção ou com demarcados interesses, viviam.

“Mulheres Coragem” traz-nos a história de dois irmãos, Rita e Rafael, nascidos e criados numa pequena cidade alentejana e que cada um à sua maneira, e pelos seus motivos, abandonam em diferentes alturas a sua terra natal e partem em direcção ao mundo desconhecido.

Num Portugal oprimido e atrasado, em que a autodeterminação escasseia e a disseminação de informação é minada pelas infraestruturas e educação deficiente, Rafael Pereira faz-se à aventura com o sonho de mudar o mundo no coração e o seu caminho leva-o às forças armadas e incontornavelmente a África, o palco da última guerra colonial do século XX. Rafael destaca-se pela sua coragem e valor em batalha e pela sua personalidade em que os que consigo se cruzam reconhecem mais do que material de praça.


Rita é forçada, pelas circunstâncias da sua vida, a abandonar a terra natal e sem nada saber do destino do irmão, parte à sua procura em Lisboa, não a brilhante, luminosa e alegre capital de um estado europeu que é hoje mas a Lisboa dos anos 60, cinzenta, esfomeada e perigosa. Sem ter onde dormir ou quem a apoiasse Rita é forçada a viver na rua até que a oportunidade de uma vida melhor se atravessa no seu caminho, mas não sem sacrifício e sofrimento no horizonte.

Jogos de poder entre os partidos independentistas de Angola, o exército português e potências estrangeiras levam a um encontro dramático entre os dois, algures na savana Angolana e é ai que, no calor de África, onde balas voam e a guerra ceifa, sem piedade, as vidas dos combatentes de ambos os lados que o inesperado acontece e em 1974 a guerra termina após a queda do regime em Portugal, mudando bruscamente o destino dos protagonistas desta obra.

Miguel Brito de Oliveira deixa-nos uma obra de boa leitura, leve, com personagens munidos de personalidade fortes e emotivas, um sentido de descrição sucinto e prático e um toque, quiçá filosófico, coroa esta obra que agradará certamente o leitor casual e que não desiludirá o apreciador de romance, histórico ou não.

Classificação:






Nuno Soares 

Sem comentários:

Enviar um comentário